quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Comfort Food

Talvez vocês já tenham ouvido falar de "comfort food". Como o nome diz, é comida que dá conforto! Pode ser uma sopinha para alguém que está doente, uma comidinha quentinha no frio, alguma coisa que nos lembre a infância ou algum momento especial, enfim, algo que nos traz conforto e uma sensação boa não só pelo sabor, mas por tudo o mais que a comidinha traz para a mente e o coração! Aqui no Brasil muitas vezes a gente chama esse tipo de comida de "comida de vó" ou "comida de mãe", tem coisa mais gostosa?

É fato que cada um tem sua comfort food, mas muitas vezes nós que moramos no mesmo país partilhamos o mesmo gosto, uma memória parecida de comidas que nossas mães ou avós costumavam fazer na infância. Em outros países a moda da comfort food já dura um tempo e restaurantes e festas servem comidinhas que agradam pelo sabor e pelo conforto.

Que tal incluir a comfort food no cardápio de sua festa, na reuniãozinha para os amigos ou para o almoço de domingo? Sei que salgadinhos fritos como coxinha ou bolinha de queijo já podem ser comfort food para nós, mas pensamos em outras comidinhas que também fariam sucesso entre os convidados:

Brigadeiro de colher quentinho

Toda festa tem brigadeiro,certo? Hoje em dia se tornou comum em festas servir brigadeiro de colher em tacinhas (e até como lembrancinhas, como os potinhos que fazemos), mas para ser comfort food não basta ser brigadeiro, não basta ser de colher, tem que ser quentinho!
Imagina, que chique, servir aos seus convidados um brigadeiro quentinho como aqueles que comemos direto da panela! Melhor ainda se acompanhado das nossas queridas mini-colheres de pau!




Queijo com Goiabada

Esse já encontramos em várias festas na forma de doce de colher (tacinhas de doce de goiaba com catupiry)ou tortas servidas de sobremesa, mas dá para servir o doce original, fatia de queijo minas de boa qualidade sobre fatia de goiabada cascão, ou vice-versa... com uma apresentação caprichada pode ficar super elegante!





Bolinho de chuva

Quando penso em comfort food o primeiro doce que me vem à cabeça é o bolinho de chuva! Fresquinho e quentinho, com açúcar e canela em volta! Que tal serví-lo no final da festa, na mesinha de café? Ou até no coquetel volante no meio da madrugada para fornecer energia extra aos que dançaram demais ou glicose extra aos que beberam demais? Servido com doce de leite, como no restaurante Gattopardo (foto), fica uma graça!





Misto quente

Meu marido sempre cita o misto quente como comfort food, lembra a infância, o lanchinho da tarde... Tenho visto em alguns cardápios de festas (que vejo nas revistas), pricipalmente em festas de 15 anos em São Paulo, ilhas de misto-quente em sua versão original, às vezes também com versões adaptadas (com queijo minas, peito de peru ou tipos diferentes de pão) geralmente abertas de madrugada. Fica fofo também no formato finger food, cortado pequenininho, em quadradinhos!




Chocolate quente

Quentinho, saindo fumaça, para esquentar o estômago e adoçar a boca!




Bolo de cenoura

Já vi mini-brownies cortadinhos na bandeja de um buffet (o maravilhoso buffet da Monique Benoliel) e fez um super sucesso na festa! Por que não fazer o mesmo com um bolinho de cenoura com cobertura de chocolate? Cortado com um cortador de biscoito, como um mini canapé redondinho, ou até em formato de mini-cupcake... uma fofura!




Pudim de leite condensado

Esse também aparece nos primeiros lugares quando penso em comfort food. Pensando em festa o que me vem à mente é uma versão mini-mini, de comer com uma só mordida, tal qual um mini-quindim (esse já está bem presente em festas por aqui). Melhor só de for caramelado! Dá pra imaginar?




Churros

Uma moda que também está sendo difundida em casamentos e festas de 15 anos é a barraquinha de churros (ou ilha, se o anfitrião quiser uma coisa mais chique). O restaurante Miam Miam aqui no Rio e o bar Dona Onça em São Paulo (especialista em comfort food!) têm uma versão mini, servidos em porção acompanhada por (bastante) doce de leite em um potinho. Assim dá até pra servir de bandeja!




SUSPIROS

Tenho um livro inglês sobre finger food que tem receitas de ótimos canapés doces com merengue/suspiro. As receitas sempre ficam na listinha de receitas escolhidas para as festinhas aqui de casa, mas como nunca consigo cumprir a listinha toda (por falta de tempo, é claro) nunca consegui fazê-las! Mas um dia hei de testá-las, afinal suspiro também agrada aos que sentem saudade dos sabores da infância... até porque depois que crescemos temos um certo medo de todas as calorias contidas no docinho que é quase açúcar puro... em festa pode, né? E o nome já diz... "suspiro"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário