sexta-feira, 1 de abril de 2011

QUEM VOCÊ SERIA????








Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido. Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro). No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me. E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. - João 1:40-50

No capítulo primeiro do evangelho de João, a palavra relata o encontro de André com Jesus, assim que João Batista declarou novamente que Ele era o 'Cordeiro de Deus' (v. 36). E essa revelação o fez correr para contar ao seu irmão Pedro a respeito de Cristo, e o levou até Ele. No dia seguinte, Jesus encontrou Filipe, que também munido da necessidade de partilhar sua alegria com alguém, foi até Natanael, que não creu e duvidou até que teve seu próprio encontro com Jesus. Mas, com ele foi diferente dos demais, como pode-se verificar nos versículos posteriores, que Natanael só creu no Messias por causa dos sinais, no caso, porque Jesus disse que o viu debaixo da figueira. E isso foi o bastante para não torná-lo um discípulo de Cristo, assim como foi com André, Pedro e Filipe.

Aqueles que creem em Jesus pela fé são os verdadeiros discípulos, amigos, enquanto aqueles que só creem por verem os sinais e prodígios de Jesus são meros seguidores, pertencentes à multidão. (João 6:2) Os primeiros, buscam ao Senhor pelo o que Ele é, pela sua essência divina, pelo seu amor, graça e misericórdia. Os últimos buscam o Senhor pelas bênçãos que Ele pode lhes conceder. É como uma música que eu já ouvi, em que fala para sermos uma geração que busca a face de Deus para contemplar, e não suas mãos para serem abençoados, interessados somente no que lhes é vantajoso.

"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;" - João 1:12 Os nossos quatro personagens de hoje creram, e por isso, foram também tidos como filhos de Deus. Mas somente três deles tornaram-se discípulos de Jesus, e aqueles que conviveram e conheceram-No de perto, foram profundamente transformados por Ele. E com base nisso, quero salientar mais uma diferença além dessa de filho x discípulo, a de ser salvo x ser abençoado, fazendo depois um paralelo entre as duas. Mas quem nós seríamos nessas classificações todas? Onde nos encaixaríamos, nos apenas filhos, ou nos também discípulos? (intervalo para reflexão...) Para sermos salvos: "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." - Romanos 10:9 Objeto: SALVAÇÃO | Não condicionada, é de Graça, basta somente CRER. Para sermos abençoados: "Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR." - Salmo 128:4 Objeto: BÊNÇÃOS | Condicionada àquele que teme ao Senhor, deve-se OBEDECER. Ou seja, a salvação é gratuita, basta crer. Todo o preço por ela requerido, já foi pago com sangue, na cruz, pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Aleluia! "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." - Efésios 2:8 Enquanto as bênçãos, vão nos alcançar, sim, é um fato, mas são terminantemente condicionadas ao nosso temor a Deus e a nossa obediência à Palavra de Deus e aos seus mandamentos. "Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus" - Deuteronômio 28:2 Portanto, todo aquele que é salvo, não necessariamente será abençoado, e nem vice-versa. Porque uma pessoa pode muito bem aceitar, crer e confessar Jesus Cristo como Senhor e Salvador, mas não obedecer aos seus mandamentos, ou não cumprir a sua palavra, e coisas do tipo que envolvem a desobediência e a falta de temor a Deus. Sendo bem sucedido nos padrões do mundo e definitivamente não cumpridor do propósito de Deus para o qual foi chamado. E mais uma vez eu compartilho esse questionamento com você querido leitor do SDM, quem nós seríamos? Os salvos e satisfeitos, ou aqueles que além de salvos, seremos abençoados pelo nosso Pai, por temê-Lo e obedecê-Lo? (intervalo para reflexão...)

Conclusão: Primeiro, então, devemos cuidar de sermos efetivamente discípulos de Jesus, e não meros seguidores junto à multidão, que creem na sua essência e não somente nas Suas maravilhas, àqueles que serão chamados amigos, e que estarão com Ele nos piores e melhores momentos. E segundo, para alcançar tanto a salvação quanto as bênçãos divinas, e mais do que isso, mantermos um relacionamento íntimo com o nosso Pai, que entregou seu Filho Jesus Cristo para que tivéssemos por meio dEle a oportunidade restabelecer nossa conexão e sermos livres do pecado que nos escravizava, precisamos temer, respeitar e obedecer à vontade do nosso Deus que não é um Deus-garçom, pra nos servir, e sim um Deus-dono das nossas vidas, que pagou por elas um preço incomparável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário